voltar

domingo, 28 de março de 2010

Camarão na Moranga

A mistura de sabores, da moranga e dos camarões, faz com que este prato seja muito especial. O maior diferencial é o visual. Fica lindo, super colorido! 
E o que, por si só, já era gostoso fica melhor ainda. Cores, sabores e aromas vão se mesclando, transformando-se em sensações de prazer.

Ingredientes:

1 abóbora moranga
250 g de catupiry
300 g de camarão médio (com casca)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
um vidrinho de leite de coco


Modo de Preparo:

Sob água corrente, lave a moranga. Com uma faca afiada, faça um corte na parte superior da moranga, formando uma tampa. Aperte a tampa para baixo para que se solte da abóbora. Pelo cabinho, puxe a tampa para cima para que se desprenda das sementes. Retire as sementes e reserve a tampa. Escalde a moranga 2 vezes com agua fervente e sal, deixe até esfriar, depois reserve. Com uma colher, espalhe o queijo catupiry no interior da abóbora. Reserve.
Retire as cascas e as cabeças dos camarões. Preserve as cascas e as cabeças para fazer caldo. Faça um corte nas costas dos camarões no sentido do comprimento e retire as tripas com um palitinho de dentes.
Coloque os camarões numa tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve uma frigideira com o azeite ao fogo alto. Quando aquecer, coloque os camarões e deixe dourar por 1 minuto cada lado. Acrescente um vidrinho de leite de côco. Transfira os camarões fritos para uma tigela. Cubra com filme e leve à geladeira. Reserve.

Caldo de Camarões

Leve uma panela com água ao fogo alto para ferver. Numa panela média, coloque azeite e leve ao fogo baixo. Quando aquecer, junte uma cebola picada e deixe murchar por 2 minutos. Junte o um dente de alho picado, mexa bem e deixe por mais 1 minuto. Junte o 3 tomates picados, o caldo de camarão e todos os ingredientes restantes. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Acrescente os camarões fritos, misture bem e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Retire do fogo. Para engrossar o caldo da fervura das cascas dos camarões eu coloco no liquidificador e vou colocando mandioca cozida até dar a consistência desejada.
Transfira o molho com os camarões para o da moranga e feche com a tampa. Coloque a moranga numa assadeira. Despeje a água fervente na assadeira e leve ao forno preaquecido para assar em banho-maria por 90 minutos. Retire do forno e coloque a moranga num prato. Sirva a seguir. AH … antes de colocar no forno besunto por fora a moranga toda com azeite !
Fica brilhante, não racha e dá gosto.
Bom Apetite!!!
Receitas by Daniella Abolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário