voltar

domingo, 28 de março de 2010

Bacalhoada para Páscoa

Esta é uma receita do Hideki, sua madrinha uma portuguesa sempre fazia este prato, e ele aprendeu direitinho, e adaptou a moda japonesa, o que ficou muito bom com um sabor único. Na páscoa sempre comemos a tradicional bacalhoada portuguesa feita por ele. Com muito carinho ele começa a preparar o prato que também tem sabor de infância.

Bacalhoada
Bacalhau por 2 ou 3 dias geladeira, trocar por outra água 03 vezes ao dia sempre água gelada.
Um dia antes colocar o grão de bico de molho e no dia seguinte cozinhar bem firme, ele e o feijão branco não precisa de pressão.
Puxar o couro do bacalhau, e com a mão bem firme vai tirando depois tirar os espinhos. Cortar em cubos 2x2 e puxar em uma xícara de óleo de girassol ou azeite.

Receita da Bacalhoada
Ingredientes:

01 kg de bacalhau postas brancas e altas
01 Xícara de grão de bico
01 Xícara de feijão branco
01 cenoura
Meio quilo de batatinha redondinha
Repolho cortado a folha ao meio
Meio brócolis ou couve flor
Pimentão vermelho
Pimentão amarelo
Cebola em pétalas
Vagem uma porção picado ao meio
Azeitonas pretas
ovos cozidos
Azeite de oliva 250 ml
óleo de girassol


Modo de Preparo:

Demolhar o bacalhau, cozinhar a cenoura ao dente separadamente as vagens, a couve flor ou brócolis ao vapor bem ao dente. As batatas, também separados ao dente. Já o repolho ferver uma água e aferventá-los ainda que fique firmes. Enrolar a meia folha do repolho fazer um rolinho e deixar reservado.
No óleo que puxou o bacalhau , passar a cenoura, brócolis, vagem e as batatas para dar uma refogada para pegar o tempero ou o gosto de bacalhau, jogando um pouquinho de sal.

E vamos a montagem,

Uma travessa bonita que vai a mesa ou marinex de vidro, eu usei uma forma de barro que comprei em Goiás.
Colocar na forma em camadas todos os ingredientes de uma vez, o grão de bico, feijão branco, batatas, bacalhau, repolho em rolinhos, a vagem, couve flor ou brócolis, azeitonas pretas, e os ovos cozidos inteiros. Tudo em pedaços cebola em pétalas e pimentão vermelho e amarelo somente orégano se gostar.
Regar com 1 xícara e meia de azeite e leve ao forno por 30 minutos com papel alumínio por cima.
Bom Apetite!!!

Receitas by Celia Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário